Durante a infância, as crianças estão desenvolvendo o paladar e estão sujeitas a diversas “tentações”. São biscoitos, iogurtes e vários itens pensados para eles e inegavelmente saborosos.
No entanto, todos eles têm uma coisa em comum: o excesso de açúcares, que prejudicam o organismo – incluindo a saúde bucal, deixando os dentinhos de leite mais sujeitos às cáries.
Neste blog, daremos algumas dicas para preveni-las. Aproveite a leitura!
Como se formam as cáries?
As cáries são formadas a partir do acúmulo de bactérias e da fermentação dos restos de alimentos que se acumulam nos dentes e na gengiva.
Quando não realizamos a higienização devida, essa fermentação começa a afetar o esmalte dental e pode alcançar camadas mais interiores dos dentes, incluindo a polpa dentária e a raiz do dente.
O açúcar é o alimento “favorito” das cáries
O açúcar refinado, presente em vários itens que os pequenos adoram, é o alimento “predileto” das cáries, pois os ácidos que afetam inicialmente o esmalte dentário agem rapidamente ao entrar em contato com ele.
Sendo assim, é fundamental controlar o consumo de açúcar da garotada e optar por uma alimentação mais equilibrada, reduzindo o consumo de itens multiprocessados e abrindo um espaço cada vez mais generoso para frutas, verduras e legumes.
Atuando na prevenção
Quando falamos de crianças, o exemplo é fundamental. Deste modo, é importantíssimo que elas vejam pais ou responsáveis cuidando da saúde bucal. Especialmente nos primeiros anos de vida, elas são verdadeiras “esponjas” e absorvem o comportamento de quem está ao seu redor.
Por isso, é importante fazer do momento da higiene oral algo que faça parte da rotina de todos em casa, além de um gesto de preocupação e carinho, é claro.
Aprender na infância é muito melhor!
É importante ensinar para a criança o jeito correto de escovar, para evitar que ela machuque sua gengiva. Sempre explique que os movimentos devem ser leves e circulares, e também que a língua não pode ser deixada de lado.
Outro ponto importante diz respeito a quantidade de pasta utilizada,que depende da idade e não deve ultrapassar o tamanho de um caroço de ervilha ou de um grão de arroz. A dica é importante sobretudo quando os pequenos utilizam pastas voltadas para crianças, que normalmente tem um sabor mais doce.
Visita ao dentista: quanto antes melhor!
Vale reforçar que, quanto mais cedo as crianças começam a frequentar o dentista, melhores são os resultados, principalmente no que diz respeito à prevenção de problemas bucais frequentes, como cáries, tártaro, gengivite, desarmonias dentárias e outros problemas ortodônticos.
Para os bebês e as crianças que estão começando a ter seus primeiros dentinhos, a visita ao odontopediatra pode ser uma boa hora para realizar a higienização bucal. Bebês já podem começar a passar pela limpeza da gengiva a partir dos três meses de vida.
A infância se torna muito mais prazerosa com uma saúde bucal plena. Assim, os pequenos podem brincar, crescer e aprender ao máximo! Pense nisso!
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!






(21) 2247-0236
(21) 2247-0236
0