Quando pensamos em higiene bucal, as primeiras questões que vêm à mente são a escovação e o uso do fio dental. No entanto, a língua também merece a nossa atenção, pois o acúmulo de microrganismos no órgão também pode trazer inúmeros problemas. Neste blog, daremos algumas dicas sobre o assunto. Aproveite a leitura.
A língua pode acumular diversas bactérias
Como indicamos no início do texto, a língua acumula microorganismos e partículas de alimentos. Quando não higienizada, pode provocar a tão indesejada halitose (mau hálito). A boa notícia é que, com medidas simples, é possível prevenir ou solucionar o problema. Veja o que é recomendado:
- Escovar a língua regularmente: com a escova bem seca e escovação dental finalizada, limpe-a do fundo para a ponta, enxaguando com água logo em seguida.
- Limpadores podem ser uma boa opção: já existem no mercado diversos modelos de limpadores de língua, que podem ser grandes aliados na hora da higienização. Projetados para a função, eles têm o formato correto e a estrutura ideal para remover a saburra da língua. Como já dissemos, a limpeza deve ser feita sempre do fundo para a frente, de maneira suave, para não provocar ânsia.
- Atenção aos sinais da boca: Caso note a língua esbranquiçada ou sinta um odor desagradável na boca, realize a higienização imediatamente, e claro, não deixe de consultar um dentista para averiguar o caso. A coloração saudável da língua é avermelhada.
- Hidrate-se: além de trazer benefícios para o organismo como um todo, a hidratação contribui para que a saliva se torne menos espessa e, assim, execute melhor sua função de “limpeza natural” da boca.
Benefícios de higienizar a língua
Manter a língua limpa traz uma série de benefícios para a saúde bucal e saúde do organismo. Além de contribuir para um hálito mais saudável, a higiene evita que bactérias que provocam placa bacteriana e cárie se desenvolvam e tragam problemas para os dentes.
Outra vantagem é manter o paladar apurado, já que, com a língua limpa, as papilas gustativas estão livres para sentir todos os sabores dos alimentos.
Com que frequência devo higienizar a língua?
O ideal é que a higienização da língua seja feita de uma a duas vezes por dia.
Caso não seja possível, a limpeza deve ser feita pelo menos à noite, na hora de dormir. Isso permitirá que você acorde com um hálito mais agradável e com a saúde bucal resguardada.
Conclusão
O objetivo do texto foi mostrar que a língua também é fundamental para um sorriso saudável. Seguindo as dicas e visitando o seu dentista regularmente, é possível ter muito mais tranquilidade quanto a problemas bucais. Pense nisso, cuide-se!
Sobre a Multi Oral
Conte com a Multi Oral para cuidar e transformar o sorriso de toda a sua família. Estamos localizados em Ipanema, coração do Rio de Janeiro, e contamos com uma equipe altamente capacitada, oferecendo o que há de melhor em tratamentos odontológicos para nossos pacientes. Clique aqui e saiba mais sobre nós!






(21) 2247-0236
(21) 2247-0236
0