Clínica Dentária Multi Oral

Clínica Dentária Multi Oral
Queilite Angular: O que é e quais as causas?

Queilite Angular: O que é e quais as causas?

maio 3rd, 2013 · Deixe um comentário

queilite

Talvez você nunca tenha ouvido falar em queilite angular, ou talvez conheça o problema pelo nome de boqueira, então este artigo te ajudará a esclarecer dúvidas.

A queilite angular é um processo inflamatório localizado no ângulo da boca uni ou bilateral, que pode ser bastante doloroso e que devido ao movimento da boca pode deteriorar-se com o tempo. A sua causa está associada a diversos fatores, entre eles: acúmulo de saliva,  uso de próteses mal colocadas e até mesmo de perda dos dentes  ou desgaste dos mesmos, seja por bruxismo ou erosão ácida. Tudo isso pode resultar em perda da dimensão vertical, ou seja, um maior fechamento da boca resultando num acúmulo de saliva permanente no canto dos lábios, cuja natureza ácida provoca a queilite.

Mas é importante destacar que as causas também podem decorrer de deficiência nutricional ou imunológica e doenças dermatológicas.

O tratamento, em geral, é simples. Os fatores que provocam a patologia devem ser corrigidos mantendo-se a higiene e desinfecção das próteses dentárias  que são as fontes potenciais de contaminação. Em alguns casos, é necessário medicações no local da lesão, recomendado ao paciente que evite alimentos e bebidas ácidas que irritam o local. Raramente são necessários tratamentos a longo prazo, por via oral ou ato cirúrgico.

O cirurgião-dentista tem um importante papel na prevenção do problema, principalmente no paciente idoso , onde a incidência do caso é maior. Quando há perda da dimensão vertical, a reestruturação da mordida por meio de próteses é um fator determinante para solucionar a queilite angular.

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email

Tags: Artigos & Dicas

0 respostas até agora ↓

  • Ainda não há comentários...

Deixe um comentário

Arquivos