Clínica Dentária Multi Oral

Clínica Dentária Multi Oral
Troca de restauração: resina ou porcelana

Troca de restauração: resina ou porcelana

junho 24th, 2009 · 2 Comentários

Uma questão de estética

No passado, as restaurações só podiam ser feitas em metal que, embora seja eficiente, proporciona aos dentes uma cor escura. Atualmente, a odontologia conta com as resinas e as porcelanas. Os dois materiais são extremamente versáteis, pois podem ser adaptados ao tom exato dos dentes naturais, sendo a solução estética perfeita.

Quem não gosta de dar uma boa gargalhada? É principalmente nestes momentos que os dentes posteriores ficam em evidência, revelando o estado bucal da pessoa. Para muitos, a ocasião pode não ser engraçada, pois o que se descobre são pontos escuros, ocasionados por restaurações antigas. A solução está em substituí-las por peças modernas. Hoje em dia, o paciente pode optar por resina ou porcelana. Para saber qual deles deve ser usado, o dentista avalia as peculiaridades de cada caso, já que os materiais possuem características diferentes. Para colocação da porcelana, por exemplo, é tirado um molde do dente depois de ter sido trabalhado. Baseado neste modelo, um protético confecciona, a nova restauração. Durante este período, a pessoa usa uma provisória em acrílico. Um dos benefícios destas técnicas é que a cor obtida fica na tonalidade natural dos dentes. “Este efeito é atingido graças a um mapeamento cuidadoso das cores e sombreados do dente. Tanto a  porcelana quanto a resina são aplicadas de acordo com este mapa, oferecendo efeitos muito lindos”, explica Dra. Esther Klein. Confira abaixo que material é mais indicado para cada caso.

Material
- Qual a aplicação?
- Quanto tempo dura?
- Quantas sessões são necessárias?

Resina
- Pequenas restaurações, ou seja, de superfícies estreitas,  mesmo que profundas.
- De 5 a 8 anos.
- Uma única sessão é suficiente.

Porcelana
- Em dentes muito destruídos ou que necessitam de reforço da sua estrutura, é ideal para suportar a carga de mastigação, cujo impacto varia de 70 a 90kg.  São as coroas ou blocos (onlay)
- De 10 a 15 anos.
- De duas a três visitas ao dentista, dependendo de cada quadro.

Dentista responsável pela Odontologia Estética: Dra. Esther Klein

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email

Tags: Odontologia Estética

2 respostas até agora ↓

  • 1 Luciana Miranda de Freitas // dez 16, 2012 s 20:02

    Dr ª Esther coloquei uma prótese de porcelana e não ficou na cor igual dos meus dentes, a minha desntista Dr ª Claudia fez clareamento de resina em cima, e não segurou. O que faço me ajude por favor!!!!
    Paguei pela prótese e pela estética!!
    Aguardo.
    Obrigado Luciana Miranda de Freitas

  • 2 Multi Oral // jul 19, 2013 s 13:06

    Cara Luciana,
    Dificilmente conseguimos modificar a cor da porcelana depois do trabalho pronto e aderido.
    Atenciosamente,
    Esther Klein

Deixe um comentário

Arquivos